Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Hérnia umbilical

Hérnia Umbilical no shih tzu

Vamos conversar um pouco sobre a hérnia umbilical em shih tzu.
Muitas pessoas já me procuraram, desesperadas  em alguns casos para conversar sobre uma bolinha que tem na barriguinha de seu filhote de shih tzu, isso nada mais é do que uma hérnia umbilical adquirida.
Essa hérnia é muito comum na raça shih tzu por ele ser um cão prognata,ou seja: hipertrofia da mandíbula para frente, provocando o desencaixe da arcada superior com a inferior.
Então na hora do parto, ela vai cortar o cordão umbilical do filhote, e pela mordedura dela não se encaixar perfeitamente, ela tende a “rasgar” demais o cordão muito perto da barriga do filhote, que acaba ficando um pouquinho prá fora.
Por isso , eu como criadora, assumo a posição de cortar este cordão dando 1 cm de distância da barriguinha para que a hérnia não apareça.
Agora, tbm sou sincera em dizer que nem sempre estou presente na hora do nascimento, apesar de prever a data do parto e estar sempre controlando isso eu não sou Deus, não sei a hora exata e às vezes acontece de um ou outro filhote ficar com a hérnia. Isso é perfeitamente normal... comum de acontecer e não há nenhum problema do cão ter uma vida menos saudável por causa disso.
Geralmente essa hérnia some com aproximadamente 6 meses ou diminui quase totalmente. Uma hérnia só vai trazer problema se for enormeeee.. prá vcs terem uma noção, uma hérnia que talvez pudesse causar problemas seria do tamanho de meio limão...
Neste caso, quando o cão já for adulto, eu indico um cirurgia, que é super simples e rápida. 
Há casos de canis que rejeitam o filhote da ninhada por ele ter ficado com uma hérnia (um absurdo isso!!!) este filhote as vezes poderá ser um grande campeão e foi rejeitado por pessoas ignorantes... desculpem minha posição, mas é assim que eu penso.. Uma pessoa que faz isso prá mim é um cachorreiro que não entende nada da raça.
Mas a maior dúvida que as pessoas tem é em relação a gestação, se esta fêmea pode ou não dar cria, mas na minha opinião esse medo ocorre por que a pessoa não tem nenhuma orientação, aí ela leva no veterinário e eles fazem o maior drama quanto a isso, deixam o proprietário super inseguro, talvez por não entender do padrão e nem das características do shih tzu, eles acabam generalizando.
Então vou dar o meu relato de experiência:
“ Eu crio shih tzu a 6 anos e NUNCA tive um problema de fêmea que tenha hérnia na hora da gestação e do parto, sempre tive gestantes saudáveis, gestações saudáveis e partos tranqüilos. Eu sempre comprei cães pela genética, pela qualidade e padrão.
E até hoje quando eu compro um cão, eu nem me lembro de olhar se tem hérnia. Alguns  cães que eu comprei vieram com hérnia que sumiram com o tempo ou ficaram muito pequenas.”
O único problema da hérnia adquirida em shih tzu é a falta de informação.
Compre seu filhote num canil onde o criador seja idôneo, vc será orientado e informado corretamente.
Uma hérnia deste tamanho não se deveria nem ser levada em consideração rsrs
Qualquer dúvida estou à disposição

42 comentários:

  1. ola, tenho um cocker que tem uma hernia bem parecida com a da sua cadelinha, eu devo tomar alguma providencia agora?? ou esperar ate o sexto mes de vida dele? ele esta com dois meses agora..

    ResponderExcluir
  2. Olá Adolfo,
    provavelmente essa hérnia se fechará sozinha, com 1 ano de vida vc poderá tomar a decisão de operar se realmente ainda for necessário.
    Uma hérnia deste tamanho não prejudicará em nada o animal, a cirurgia será feita mais por estética.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu shih tzu tem 5 meses e tem um caroço do mesmo tamanho desse da foto
      Tem certeza que não é nada preocupandte

      Excluir
  3. Olá tenho uma shih tzu e ela tem 6 meses e a hernia umbilical dela está um pouco maior do que a da sua cadelinha vocÊ acha que eu devo fazer uma cirurgia agora,tenho muito medo.Ela apresenta algumas vezes febre e a hernia vive saltando.ME AJUDE,agradeço

    ResponderExcluir
  4. Oi Rebeca, tudo bem?
    É bom sempre estarmos atentos, mas eu não faria, esperaria ela completar pelo menos 1 ano.
    Essa hérnia provavelmente se fechará bem, eu já tive fêmeas com hérnias adquiridas durante o nascimento e em 90 % dos casos se fecharam completamente e as que não fecharam 100% nunca tiveram problemas e dão cria normal.
    Se ela tem febre, o ideal é fazer um exame de sangue para descobrir a causa, talvez seja outro motivo, é bem improvável que seja por causa da hérnia. Lembrando que a temperatura do cão é normal de 37,8° à 39,4° dentro desta temperatura não é considerado febre.
    Eu te diria o seguinte, como criadora tá, não como veterinária pois a visão deles é diferente, se ela está bem, está comendo, brincando e feliz, não à submeta à uma cirurgia, deixe para pensar nisso quando realmente for necessário.
    Espero ter ajudado Rebeca.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia tenho um shih tzu machinho de apenas um mes de idade.Há uns quinze dias apareceu nele uma bolinha, levei ao veterinário e ficou constatado que é uma hernia, mas está aumentando muito e o dr. disse que existe muito risco. Vc conhece algum caso parecido onde houve tempo de esperar o caozinho creser mais um pouco para poder fazer cirurgia? A hernia dele é na barriguinha mais próximo da perniha direita.
    É muito triste, vc acha que vou perde-lo?

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, tudo bem?
    Desculpe a demora em responder...
    É difícil prever o que pode acontecer, ele é muito novinho.
    Mas de coração eu acho o seguinte, em primeiro lugar vc precisa ter um veterinário de confiança, ele vai te indicar o melhor tratamento, riscos sempre existem... mas independente de qualquer coisa, faça o que estiver ao seu alcançe e sempre com muito amor. Já tive filhotes aqui em casos que veterinários desenganaram, mas ficaram bem, se desenvolveram normal e o susto passou.
    Espero que ele fique bem!
    Mande notícias.
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Oi Patricia ...tudo bem, obrigada.
    Meu cãozinho está crescendo e já vai fazer 2 meses.A hernia parou de crescer mas ainda existe , o veterinário disse para esperar mais um pouquinho,enquanto isso ele toma as vacinas e recebe tratamento para tudo correr bem na cirurgia.Ele está cada vez mais lindo e esperto!
    Realmente foi um susto mas espero que passe logo.
    Obrigada por responder.
    Bjus e fique com Deus

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    Essa fase é muito gostosa e se ele tá esperto e comendo bem, é sinal que está bem!
    Vai dar tudo certo!
    Me mantém informada tá!
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Patricia,
    Meu shitzu tem 2 meses e hj tomou sua primeira vacina, o petshop é daqueles de luxo e, ao passar com a médica, ela notou a hérnia e logo já me falou que houve casos do cachorro vir a óbito, estrangular o intestino, e que era pra eu ficar medindo toda semana a hérnia umbilical. Ela falou em cirurgia que com anestesia sairia por 700,00. Senti que ela ficou mais cuidadosa com as palavras depois que eu disse que tive uma experiência péssima no proprio consultório dela, no qual já havia perdido um filhote, por outros motivos e que minha filha estava ainda traumatizada.Senti também que ela queria era vender a cirurgia. Eu sai do consultório arrasada, com medo, traumatizada. Meu shitzu tem uma bolinha de hérnia. O que vc acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,tudo bem?
      Há casos e casos, eu nunca tive um caso de óbito neste 8 anos de criação. Tudo o que eu acho sobre a hérnia está escrito neste artigo.
      Agora quanto a conduta da veterinária, não sei que cidade vc mora, mas aqui em Ribeirão Preto - SP, com o meu veterinário, fazendo preço prá cliente, o seu gasto vai ser de 150,00 Dr. Renato Fadeli (16) 3966-2515. O filhote está bem, está comendo, alegre, brincando? Analise bem se realmente é necessário fazer uma cirurgia.
      Bjsss

      Excluir
  10. ola Patricia tenho uma fêmea de shih tzu com 3 meses e meio e ela esta com uma bolinha na bariga quando aperto ela some, parece que ta cheia de ar. Será que isso é hernia?
    Bjus
    Maristella

    ResponderExcluir
  11. Olá Maristella, tudo bem?
    Sim, é isso mesmo..
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. ESTOU COM UMA FILHOTE DE 46 DIAS, ELA ESTÁ COM UMA HÉRNIA UM POUCO MAIOR QUE A DA FOTO ACIMA. O VETERINÁRIO QUE APLICOU A VACINA DISSE QUE É MUITO ARRISCADO DEIXAR A HÉRNIA QUE PRECISO FAZER A CIRURGIA URGENTE. QUAL É O RISCO DA ANESTESIA PARA UM FILHOTE NESSA IDADE?
    QUANDO ELA BRINCA A BOLINHA FICA CHEIA DE AR, ESTOU COM MEDO DE FAZER A CIRURGIA E PERDÊ-LA. MAS TAMBÉM ESTOU APAVORADA COM A HIPÓTESE DE HAVER COMPLICAÇÕES DEVIDO A HÉRNIA.
    O QUE EU FAÇO???

    ResponderExcluir
  13. oi patricia, tenho uma shitzu de 3 anos e ela tem uma hernia o dobro desta , será que haverá problema se ela engravidar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      problemas podem ocorrer a fêmea tendo ou não hérnia. A diferença é se sua cachorrinha tem acompanhamento ou não. Se ela for bem assistida por um veterinário, não tem por que dar problema.
      bjsss

      Excluir
  14. Oi Patrícia! Meu Ozzy de 3 meses está com uma hernia umbilical. O veterinário dele me passou as mesma informações que vc deu, que é comum da raça e na maior parte das vezes some com a idade. Obrigada pelo blog, o fato de vc reafirmar a informação do veterinário me deixou bem mais tranquila. Agente tem tanto amor com essas fofurinhas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz por ele ter sido sincero.
      Imagina ...
      Temos muito amor por eles sim ! A remota possibilidade de um problema nos assusta..
      bjsss

      Excluir
  15. ola, tenho uma shih tzu ela esta com um ano gostaria muito de cruzar ela mais ela tem hernia umbilical e uma perto da virilha...perdoe não sei com fala acho que inguinal....acha que posso cruzar ou ela pode morrer? fico aguardando sua resposta.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ?
      Olá Amanda,
      desculpe a demora em responder, somente agora vi sua postagem..
      No caso desta hérnia da virilha eu te aconselho a procurar um veterinário de confiança para fazer exames clínicos nela e só então definir se é seguro deixar ela acasalar.
      bjsss

      Excluir
  16. oi doutora tenho uma shih tzu ela tem dois anos e meio e ela tem o umbigo identico ao da foto e me informei por aqui com um veterinario e ele disse que ela aguenta so mais um ano e meio ou ate menos se nao operado a tempo ela pode morrer,e ele disse q a cirurgia com anestesia injetavel nao garantida fica 400 reais e a com gás fica 700 e verdade doutora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem ?
      Eu não sou doutora, sou somente criadora e amante da raça, o que sei aprendi na prática cuidando de mais de 60 cães em mais de 8 anos.
      Olha, ela pode morrer até amanhã engasgada com um osso rs, não acho que um veterinário tenha o direito de deixar uma pessoas assim tão assustada pelo simples fato dele não ser Deus e não poder prever este tipo de coisa. Isso prá mim é atitude de quem está desesperado por dinheiro, um veterinário deste comigo não se cria, me desculpe a sinceridade. Eu não posso te dizer o que fazer, mas posso te garantir que se a fofucha fosse minha e não tivesse nenhum sinal aparente de que a hérnia esteja prejudicando sua saúde, não seria operada. Vc leu a matéria ? Nela está a minha opinião à respeito de hérnia.
      Eu fico revoltada com esse tipo de atitude de uma pessoa que faz um juramento na hora que se forma.
      bjsss

      Excluir
  17. Olá , Patricia ..
    Tenho um shit-zu de 3 meses e ele tem uma hérnia semelhante a do cachorrinho da foto .Levei ele ao veterinário e ele me disse para que eu colocasse uma moedinha com uma fita em cima da hérnia que ela sumiria .Vc já ouviu falar sobre esse procedimento ? Se já , me responda por favor se é eficaz . Obrigada
    B-jusss

    ResponderExcluir
  18. Olá Paticia,meu nome é Edilaine gostaria de agradecer pela materia,pois me deixou bem mais aliviada,estou com uma filhinha de 56 dias o primeiro dia da Analu na nossa familia..ela é linda...mais quando peguei-a no colo senti a bolinha logo imaginei hernia,tá o tamanho da foto acima,fiquei tranquila por ter a possibilidade de se fechar,mais só fiquei preocupada se tenho que tomar algum cuidado especial por conta da hernia,agradeço desde já pelas informações já prestadas,e se for possivel em me ajudar nessa outra duvida,pois vou aguardar mais ou menos o tempo qe vc disse que poderá fechar,depois vou leva-la pra ser acompanhada...muito obrigada bjs

    ResponderExcluir
  19. Olá Patricia,
    a minha shih tzu tem essa hernia e até então eu estava preocupadíssima pois nao sabia do que se tratava...mas agora que vc explicou certinho estou mais tranquila!
    só tenho mais uma duvida, as vezes eu tenho impressão que a hernia da uma aumentadinha, mas depois diminui outra vez... é normal?

    ResponderExcluir
  20. Olá Patricia,
    Obrigada pela explicação! Já estava desesperada...minha pequena esta com 1 aninho e o pessoal do banho e tosa me deixou um tanto quanto assustada. Mas quando a comprei, a veterinária me deu esta mesma explicação e minha lindinha está saudavel e feliz, e sua hernia não fechou!

    ResponderExcluir
  21. Deixei de comprar uma filhote porque vi uma pequeno caroço na barriguinha e não soube do que se tratava. Procurei outra e para a minha surpresa percebi que também tem a hernia umbilical e da verilha. Gostaria de saber os cuidados que devo tomar com ela para a hernia não crescer. Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem? Gostei muito do seu post. Gostaria de saber se existe tratamento, alguma medicação que ajuda a hérnia a se fechar. Obrigda

    ResponderExcluir
  23. Ola, tenho uma yorkshire de 2 meses de idade , e aparentemente ela esta com essa mesma " bolinha " no umbigo dela , oque eu devo fazer ? sera que vou precisar operar urgente ? estou muito preocupado com o que fazer !

    ResponderExcluir
  24. Tenho uma shih tzus e ela tem ernia umbilical no dia 19 de julho ela faz dois anos e estou com medo de operar ela, essa ernia cabe mais ou menos o meu dedão nela e acho que é caso de cirurgia e não sei o que fazer me de uma ajuda de como resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  25. Ei Patricia meu nome é Lorraine. Tenho um shih tzu de quase 3 meses ele tem hernia adquirida e esta aumentando, veterinario dele disse para operarmos o mais rapido possivel pois ele corre um serio risco da bola pra fora(de tripinhas) estourar. Mas o canil onde comprei disse q n é pra eu operar ele pq é mt novo pra anestesia e pode morrer durante ou dps da cirurgia. Disse q ele pode dar falencia dos orgaos e nao voltar da anestesia. Fui em outros veterinarios da minha cidade e todos disseram pra operar logo. Ele faz 3 meses agr no final do mes e atualmente esta c 2.500kg. Qual a sua opiniao sobre isso?

    ResponderExcluir
  26. Olá Patricia, hoje notei que meu shih tzu, esta com bolinha no umbigo igual a da foto, minha cachorrinha tem 2 meses, então posso ficar despreocupado, que é normal né.

    ResponderExcluir
  27. CAROLINE VARGAS BRUMquinta-feira, março 17, 2016

    OI, SOU A CAROLINE E MINHA FILHA SHIH TZU TEM 70 DIAS E ESTÁ COM UMA HÉRNIA IGAUL A ESTA DA FOTO, DEPENDENDO DA POSIÇÃO QUE ELA FICA, ELA SOME E VOLTA E SE EU "APERTAR" CONTRA A BARRIGUINHA ELA ENTRA, O PROBLEMA É O MESMO OU HÁ ALGUMA PROVIDÊNCIA DIFERENTE QUE EU DEVERIA TOMAR?
    ESTOU MUITO PREOCUPADA POIS O VETERINÁRIO DA MANÚ DIZ QUE ELA TEM QUE OPERAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  28. Olá Patricia tudo bem? Minha shih tzu tem essa mesma bolinha na barriguinha, porém ela ja tem 1 ano e a bolinha não sumiu, o que devo fazer?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Oi Patrícia tenho uma ilhasa de2 meses e ela está com essa bolinha na barriga do tamanho da sua cachorrinha .
    Estou um pouco preocupada ...

    ResponderExcluir
  30. Tenho um lhasa apso de 1 ano e 3 meses macho com uma hérnia do tamanho do da foto da sua publicacao isso é normal ou ele tem que ser operado pra retirar a hérnia umbilical. Lara

    ResponderExcluir
  31. Tenho um lhasa apso de 1 ano e 3 meses macho com uma hérnia do tamanho do da foto da sua publicacao isso é normal ou ele tem que ser operado pra retirar a hérnia umbilical. Lara

    ResponderExcluir
  32. tenho um shi tzu macho, e ele nao apresentava essa hernia, apareceu depois de 1 ano e 2 meses, juntamente com um inchaço proximo ao saco escrotal. devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  33. Olá tenho um shitzu macho e ele tem 2 meses, higienizando ele vi o aparecimento dessa bolinha, fiquei apavorada, mas agora mais tranquila ao ver o blog. Espero não ter problemas pois tenho muito amor pelo meu filhotinho.

    ResponderExcluir
  34. Minha chitzu tem 2 anos e meio e ela tem essa hernia umbilical igual a da foto mais percebo que quando ela se esforça e late mt fica maior, gomos atraz de algumas informações pra por ela pra cruzar e oq nós disseram não foi tão preocupante desde que ela tivesse acompanhamento veterinario, agora estou mt preovupada pq minha filha faz curso de auxiliar de veterinária e hj foi aula sobre o assunto, e os professores falaram que ela corre risco de morte,oq faço agora.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde... tô com uma filhote de 3 meses de shih tzu e acabei de ver uma hérnia e não sei o que fazer tô desesperada

    ResponderExcluir
  36. Nasceram 5 cachorro meus com esta bolinha meus Deus

    ResponderExcluir