Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Cão show ou pet

Mas afinal, qual é a diferença entre um filhote de qualidade “pet” e um de qualidade “show”?

Ao contrário do que alguns pensam, “show” nem sempre quer dizer “melhor”.
Dois criadores avaliando o mesmo filhote podem chegar a conclusões diferentes. Isso vai depender de que características cada um considera como mais importantes. Exemplo: um criador procura dar ênfase na qualidade do pêlo, enquanto outro está procurando obter uma melhor estrutura física na linhagem que produz.
Além do que o filhote “pet”, se for comprado de um bom criador, terá faltas que só um criador ou juiz poderia identificar. Coisas que pra você nunca farão diferença.
Muitas vezes há filhotes lindos, quase que perfeitos, mas que não têm o menor jeito pra show. Numa competição, além das características da raça, um juiz leva em consideração o “jeito” do cachorro. O cão para show deve entrar no ring com aquele jeito de “Cheguei! Olhe pra mim!” (eu sei, só os olhos bem treinados de um profissional pra notar uma coisa dessas!). Muitos criadores já ficaram desapontados por terem um cãozinho lindo, perfeito para os padrões da raça, porém tímido.
Muitas pessoas pensam que participar de campeonatos é “uma maldade” com o cachorro. Mas acredite, tem cães que adoram. E são esses que ganham as competições.
Por isso, não ache que seu cãozinho é inferior porque é qualidade pet. Todo Shih Tzu merece o título de “Melhor da Exposição” no coração de seus donos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário