Assim como os humanos, os cães também sofrem com as alergias. As causas podem ser inúmeras, desde algum ingrediente da alimentação até o contato com produtos químicos.
"A alergia é um estado de hipersensibilidade, na qual a exposição do animal a substâncias geralmente inofensivas, conhecidas como alergênios, desencadeia uma reação exagerada", explica a veterinária Tatiana Pelucio, coordenadora para assuntos profissionais do CRMV-SP (Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo).
Os sintomas mais frequentes aparecem na pele do cachorro. São coceiras intensas, lambidas constantes, pelos escassos e sem brilho, engrossamento da pele e mau cheiro. Em casos alimentares, pode ocorrer vômito e diarreia.
Como as alergias podem ser causadas por vários agentes, o mais difícil é identificar o que faz mal ao animal. Por isso, os diagnósticos começam com o tipo mais comum: alergia a picada de pulga.
"Ela é causada pela saliva do inseto, e são necessárias apenas algumas picadas para induzir a reação", afirma Tatiana.
Se o problema não for a pulga, pode ser a alimentação. Geralmente, é causado por ingestão de carne de vaca ou de porco, derivados do leite, milho, trigo ou soja. Nesses casos, substituir a comida caseira por ração pode não resolver. "[Os alimentos prontos] utilizam diversos ingredientes em sua composição, como a carne de vaca. Se o cão for sensível a esse tipo de alimento, por exemplo, vai ter reações alérgicas da mesma forma", explica o veterinário Miroel Gasko.
O indicado é levar o cão a um veterinário para diagnosticar o problema e indicar o tratamento. Afinal, segundo Tatiana, coceira não é sinônimo de alergia. "Os sintomas são compatíveis com outras doenças, algumas contagiosas para o homem, como a sarna."
Principais tipos de alergia em cães
Dermatite alérgica à picada de pulga
É um tipo muito comum, causado pela saliva da pulga. São necessárias apenas algumas picadas para começar o problema. Ocorrem, em geral, em cães que tenham entre três e quatro anos
Alergia alimentar
Geralmente, pode ser causada por ingestão de carne de vaca ou de porco e derivados de leite, milho, trigo e soja. Conservantes ou corantes também podem ser alergênios
Alergia de contato
Acontece quando o animal tem um contato constante com algo com o qual é sensível, como produtos químicos. Geralmente, ela se desenvolve nas patas e na região anal
Dermatite atópica
É uma predisposição a desenvolver problemas de pele quando em contato com partículas normalmente inofensivas, como pólen, plantas, gramas, ervas, pó, ácaros, fungos, bolores etc. Algumas raças, como lhasa apso, labrador, sharpei e pug, são mais predispostas a contrair a alergia
LEANDRO NOMURA
da Revista da Hora
Fontes: veterinários Tatiana Pelucio e Miroel Gasko
Moro em São José do Rio Preto/SP, tenho um filhote Shih tzu (Meg), de apenas 3 anos e já levei em vários Veterinários daqui e ainda não achei uma forma de ajuda-la, não consigo dormir de tanto escutar ela se coçar, durante o dia a cocei diminui um pouco....preciso de ajuda, um bom veterinário(a)....meu email: amliossi@hotmail.com (Andressa)
ResponderExcluirBom dia Andressa! Tudo bem?
ResponderExcluirEu não sou veterinária, não posso te prescrever medicamento e cada caso é um caso. Mas converse com seu veterinário à respeito do Advocate (Bayer), prá mim é o tratamento mais simples e eficaz que conheço. Eu faço 1 aplicação no dorso de 30 em 30 dias por 4 meses, na primeira aplicação eu já vejo resultado.
Mas lembre-se, seu veterinário é que conhece seu cão.
Bjsss