Páginas

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vacinas

Esquema de vacinação para cães

A vacinação periódica de cães e gatos é fundamental para promover uma vida mais saudável, duradoura e protegê-los contra uma série de doenças infecciosas. O médico veterinário é o profissional habilitado para verificar as condições gerais de saúde e elaborar o programa de vacinação mais adequado para cada animal. O calendário de vacinação recomendado pelo médico veterinário deve ser seguido rigorosamente, previnindo que filhotes e adultos se contaminem com doenças que podem levá-los à morte. Toda vacina funciona melhor quando administrada em um animal saudável ,  ou  seja, naquele animal vermifugado e alimentado adequadamente. Para os filhotes, recomenda-se mantê-los em instalações apropriadas, evitando o frio intenso, chuvas e sol direto.

Filhotes
Animais recém-nascidos já possuem capacidade de resposta imunológica, porém esta resposta não é tão eficiente quanto a de um animal adulto. Durante as primeiras semanas de vida, os filhotes estão protegidos contra doenças através da imunidade natural (materna) representada pelos anticorpos maternais que foram passados da mãe para os filhotes, através da placenta e principalmente através do colostro. Os anticorpos são proteínas presentes no sangue e nas superfícies corporais, responsáveis pela defesa. É por esta razão que a ingestão de colostro nas primeiras 24 horas é tão importante, pois irá proteger os filhotes até que eles sejam capazes de desenvolver resposta imunológica adequada.
A imunidade natural vai diminuindo com o passar do tempo e os filhotes necessitam ser vacinados por volta da 6ª semana de idade para permanecerem protegidos contra as principais doenças. Por outro lado, a imunidade natural interfere na vacinação, portanto, o programa de vacinação dos filhotes deve prever o uso de 3 doses de vacina na tentativa de sobrepujar a imunidade transferida pela mãe e assim, imunizar os filhotes.

Adultos
Animais adultos também necessitam ser vacinados para estarem protegidos contra várias doenças. Para a maioria das doenças essa revacinação é feita anualmente e o médico veterinário é o profissional indicado para orientação sobre as necessidades de cada animal.

Esquema de vacinação

Idade       Déctupla       Antirábica       Giárdia       Traqueobronquite

45 dias            1ª dose                      X                           X                                X
60 dias                X                          X                      1ª dose                        1ª dose
66 dias            2ª dose                      X                           X                               X
81 dias               X                           X                      2ª dose                        2ª dose
87 dias            3ª dose                     X                           X                                X
108 dias          4ª dose                     X                           X                                X
120 dias             X                     1ª dose                        X                                X

Reforço anual das 4 vacinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário