Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

Sarna Demodécica

É também conhecida como demodecicose, sarna negra, sarna folicular, sarna vermelha. S sarna demodécica é causada pelo ácaro Demodex que faz parte da fauna da pele normal dos animais. O Demodéx apresente várias espécies, sendo que cada uma delas apresenta afinidade para um determinado animal. O Demodex canis com afinidade aos canídeos, D. cati aos felídeos, D criteri aos hamsters, o D cuniculi aos coelhos e lebres.
Felizmente estes agentes não contaminam o se humano.
O Demodex, que normalmente convive em paz com o animal sem causar nenhuma alteração na sua saúde, pode tornar-se um agente extremamente nocivo a qualquer momento. Para que isso ocorra é necessário que haja uma baixa de resistência do organismo, só assim o parasita torna-se ativo. O ácaro, que vive na profundeza da pele nos folículos pilosos e glândulas sebáceas, passa a se reproduzir de forma extraordinária e espalhar-se pelo organismo podendo ser encontrado nos linfonodos, gânglios linfáticos, baço, parede intestinal, glândula mamária, bexiga, fígado, pulmão.
Um animal pode contrair a sarna demodécica através do leite materno, nos primeiros dias de vida, se a fêmea estiver com o ácaro. Esse tipo de transmissão ocorre apenas no caso da sarna sarcóptica (sarna comum).
O diagnóstico da sarna demodécica é feito através da observação dos sinais clínicos (lesões na pele) para detectar a presença do parasita.
Tipos de sintomas:
·         Forma localizada:
Caracteriza-se por uma ou mais áreas de queda de pêlo, circunscritas pequenas, avermelhadas e escamosas. Observamos com freqüência na região da face, focinho e extremidades dos membros principalmente nas patas. É de fácil tratamento sendo que, na maioria dos casos, somente o tratamento externo, com formulações de loções ou pomada promove uma rápida cura.
O tratamento mais simples e eficaz é o Advocate da Bayer, com uma aplicação no dorso a melhora já é visível bem rápido, num caso mais forte vc pode repetir a aplicação mais 2 ou 3 vezes ( 1 à cada 30 dias).
Agora, se vc puder, use Advocate todo mês, esse medicamento atua como vermífugo e mais “N” coisas, é excelente.. consulte seu veterinário.

·         Forma generalizada:
É sem dúvida, a mais grave e de difícil cura. A característica marcante dos sintomas é a grande inflamação que atinge várias zonas do corpo principalmente a região da cabeça, peito, sobretudo ao redor dos olhos. O animal passa a ter m aspecto deformado, envelhecido, tendo a pele uma aparência de pele de elefante. O prurido (coceira) torna-se mais intenso e o coçar contínuo irrita a pele tornando-a uma porta aberta à entrada de infecções secundárias por bactérias e fungos.
O aumento da atividade bacteriana e secreção sebácea  predispõe à formação de nódulos purulentos ( bolhas de pus). O animal perde o apetite, exala um odor repugnante e se não for socorrido morre em pouco tempo.

Dispomos hoje de medicamentos como a Inosina, que favorecem a recuperação do código genético inibindo a replicação de bactérias e fungos. Medicamentos cuja formulação contenham selenito de sódio, aminoácidos e vitaminas do complexo B contribuem de forma expressiva para a melhora do estado geral do paciente.

Em suma, pela breve descrição da complexidade da Demodecicose, podemos concluir que é de fundamental importância a orientação do médico veterinário para alcançarmos a cura desta doença.

Este vídeo mostra um cão em um estágio bem avançado da doença e após tratamento.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho.... Vc eh um anjo.. Anjo cuidando de anjo..Qual o nome da música (regi_bonifacio@hotmail.com) ???? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou com uma filhote de shih tzu com 9 meses com esta sarna demodecica generalizada! Começou em fevereiro/2012. Levamos ao veterinario e deram como piodermite. Só agora em abril foi feito o raspado e foi comprovado a sarna. Perdemos muito tempo achando que era piodermite. Agora ela esta tomando ivermectina e tomando banho com o sabonet Tiuran! Gostaria de saber se estamos no caminho certo e como funciona a Inosina para inibir a proliferaçao de fungos e bacterias! Obrigada

    ResponderExcluir