Páginas

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Primeiro cio

O aparecimento do primeiro cio depende da idade e da raça da cadela

Em geral, o cio é manifestado pela primeira vez quando a cadela atinge aproximadamente dois terços do seu peso adulto final. As raça de pequeno porte (Yorkshire Terrier, Shih Tzu, Spitz Alemão anão ...) normalmente tem o primeiro cio entre os 6 e os 8 meses de idade. Em algumas raças grandes (Dogue alemão ...) o cio pode manifestar-se apenas aos 12 ou 20 meses de idade. Nas raças médias (Spaniel Bretão, Beagle...) a situação é intermediária: entre 8 e 12 meses de idade.
O ciclo estral da fêmea canina é composto de quatro fases; proestro, estro, diestro e anestro. Na fase de proestro observa-se, em condições normais, o início dos sinais típicos de “cio”, sejam eles, edema vulvar e secreção sanguínea.

É fácil identificar os primeiros cios ?

Os primeiros cios são geralmente mais curtos do que os cios seguintes. Normalmente, a cadela exibe poucos sinais clínicos (pequenas perdas de sangue pela comissura vulvar, ligeira atração pelos machos...) Falamos de "cio silenciosos". Assim, se uma cadela jovem não manifestar o cio, pode ser que de fato ela tenha entrado em cio, mas este pode não ter sido detectado. O médico veterinário começará examinando o tamanho da Vulva, uma vez que esta aumenta consideravelmente de tamanho quando a fêmea atinge o cio.

Os "falso cios"

As cadelas jovens estão mais sujeitas a demonstrar cios interrompidos ("split Heats") ou "falso cios" perto da idade da pulberdade. As cadelas entram em cio em uma primeira fase, aceitando inclusive a cópula, e posteriormente o cio é interrompido repentinamente, normalmente sem a ocorrência de ovulação. Após um período de poucos dias à poucas semanas, a cadela pode entrar em cio e desta vez, este é acompanhado de ovulação.

O "Cio seco"

O “cio” silencioso ou “cio” seco é caracterizado pelo não aparecimento desses sinais típicos citados. Normalmente, no “cio silencioso”, a fertilidade da cadela não é comprometida, embora os sinais físicos não estejam presentes, os aspectos hormonais estão normais, assim, a ovulação ocorre, estando a cadela apta a ser fecundada.
O cio silencioso ou seco é motivo de grande parte dos casos de infertilidade que ocorrem em canis, exige um manejo adequado, sendo de extrema importância diagnosticar o início do proestro e principalmente a fase fértil, que corresponde a fase denominada estro, onde os acasalamentos deverão ocorrer.
O “cio silencioso” pode não ser percebido pelo proprietário, no entanto, se houver cães machos na propriedade, estes irão se interessar pela fêmea, cheirando-a repetidamente e fazendo tentativas de monta. Se não houver machos na propriedade, o “cio” poderá ser diagnosticado por meio da “citologia vaginal”, exame simples, facilmente realizado por um clínico veterinário apto a interpretá-lo.
Na dúvida se a fêmea esteve ou não no “cio”, um exame de dosagem hormonal de progesterona poderá ser realizado, indicando se esta se encontra em diestro, fase posterior ao estro. Para este exame é necessário colheita de sangue para obtenção de soro.

2 comentários:

  1. Oi tenho uma shih tuz fêmea de 10 meses e até hoje
    Não fico no cio isso e normal ?

    ResponderExcluir
  2. Oi tenho uma spiz que esta fazendo um ano e até hoje nada de cio

    ResponderExcluir