Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Puberdade

Defini-se a puberdade como o início da capacidade para se reproduzir.
Na cadela a puberdade é caracterizada com o primeiro cio.

A fertilidade máxima da cadela não é alcançada antes do 3º ou 4º cio, ou seja, perto do 3 anos de idade.
Mas nenhum estudo evidenciou os efeitos prejudiciais para a saúde ou crescimento de uma reprodução precoce.
Muito países com um interesse ativo em cinofilia, impuseram uma idade mínima para a obtenção da primeira ninhada na reprodução de cadelas de raça.

 
No feto, os testículos estão localizados no abdômen, atrás dos rins. Devem migrar durante a gestação, sob a influência de hormônios masculinos, para atingir a zona inguinal pouco tempo após o nascimento.
Na maioria dos cães, os testículos descem para o escroto entre 10 e 40 dias após o nascimento. Contudo,este fato é extremamente difícil de se observar uma vez que estas estruturas são muito pequenas e muito macias.

Se aos 6 meses de idade um ou ambos os testículos não descerem para o escroto, falamos de testículos ectópicos ou criptorquidismo (literalmente "testículo escondido") Esta é provavelmente uma afecção genética, razão pela qual é desaconselhado a utilização de animais afetados para fins reprodutivos.
Existem alguns tratamentos médicos à base de hormônios como a gonadotrofina corionica que podem ajudar na descida dos testículos. No entanto, a sua eficácia ainda não está cientificamente comprovada.


Não confundir puberdade com fertilidade

A puberdade não coincide com a capacidade de fecundar. Desta forma, é inútil utilizar um cão como reprodutor antes dos 12 meses de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário