Páginas

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Coprofagia

Coprofagia é o ato de comer as próprias fezes.
Alguns proprietários ficam horrorizados ao descobrirem que seus animais comem as próprias fezes ou a de outros animais. Realmente para nós, esse não é um hábito muito bom de se apreciar, mas no reino animal não há qualquer preconceito. Fezes para os cães, representam apenas alimento processado e se elas tiverem odor interessante e atrativo, não há por que rejeitar.
Claro que não é todo cão que come fezes, a maioria deles nunca apresentará esse tipo de comportamento, mas é importante entender o por quê de muitos animais agirem assim.
Geralmente quando o animal come uma ração com alto teor de proteína , as fezes ficam com um odor bem interessante para eles, o que será um grande atrativo para comê-las.
É necessário distinguir se faltam enzimas digestivas ou se a dieta está exagerada em proteínas.
Uma forma de descobrir é trocando a ração por outra que contenha menos proteínas, claro que essa mudança só poderá ser prescrita pelo veterinário que atende seu cão.
Em animais mais jovens , a coprofagia pode estar ligada a problemas comportamentais. Um exemplo disso são os cães duramente repreendidos quando fazem suas necessidades fora do lugar, para não apanhar, eles ingerem as fezes para esconder a prova do crime. Vc pode repreender, mas não exagere.
Quando a causa da coprofagia é comportamental, existem produtos que podem ser administrados ao animal que fazem com que as fezes se torne repugnantes prá eles.
Adicionei um vídeo com uma dica simples, que pode ser feito de imediato sem restrição, mas antes de instituir qualquer terapia, consulte o veterinário para tentar, junto com ele, determinar a causa exata e instituir o tratamento mais adequado.

3 comentários:

  1. Adorei seu blog e suas dicas estão me ajudando muito... meus cães tem 5 e 11 meses, Mia e Max (spitz). Bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosangela, tudo bem?
    Fico feliz em por ajudar!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Meu cachorro splitz está comendo as próprias fezes.E normal isso? Ele é novo em casa,tem 4 meses.

    ResponderExcluir